sábado, 15 de agosto de 2009

Batata da Batata

Bem, essa foi criada hoje, pela Batata. É como se fosse um purê de batatas, mas não é exatamente um purê... Vamos lá:

MATERIAL:
.Panela (pode-se usar um fervedor para cozinhar as batatas)
.Tabuleiro ou pirex
.Um pouco de azeite

INGREDIENTES(para o babatão):
.um prato de sopa de batatas amassadas
.10 azeitonas picadinhas
.1/3 de xícara de queijo parmesão ralado
.1/3 de xícara de farinha de trigo tradicional (ou 2/5, praqueles que forem bons no olhometro... é pouco mais que 1/3!)
.2/4 xícara de leite

INGREDIENTES(para o molho):
.2 dentes de alho médios (não exagere colocando um daqueles dentes que valem por 3 ou 4.)
.2 colheres de sobremesa de shoyo
.1 colher de café de manteiga
.4 tomates pequenos (ou 2 tomatões) picados em cubinhos
.1/4 de xícara de molho de tomate (preferencialmente o de ervas finas, mas se não der, coloque algumas folhinhas de manjericão, oréganos, e algumas outras frescuras do gênero)
.3 "coisinhas" de cebolinha (estilo o cabelo do Cebolinha... É, o da Mônica mesmo!)
.1 lata de milho

INGREDIENTE(para cobertura):
.1/2 xícara de queijo ralado... Sendo que é melhor se for daqueles queijos que derretem bem.

COMO FAZER AGORA?
passo n.1: cozinhe as batatas na água, com uma pitadinha de sal e um fio de azeite.
passo n.2: descasque essas batatas, que agora estarão cozidas.
passo n.3: amasse-as até somarem o tal prato de sopa mencionado lá em cima. (lembrando que "prato de sopa" é somente uma medida!)
passo n.4: misture o queijo parmesão e a farinha à batata. Use as mãos para essa atividade.
passo n.5: junte, agora, o leite. Continue misturando com as mãos, até ele ficar com a textura parecida a de massa de pão, ou pão-de-queijo.
passo n.6: coloque as azeitonas, continue com as mãos. Lembre-se que as azeitonas devem estar picadinhas, pequenininhas.
passo n.7: unte o tabuleiro com um pouquinho do azeite.
passo n.8: forre o tabuleiro com essa "massa" de batata. Deixe-a de lado por enquanto, coberta por um paninho. (Não forre com a camisa de futebol usada, a não ser que vá dar a receita TODA para sua sogra)
passo n.9: vamos ao molho!
passo n.10: rale os alhos, misturando-os com a manteiga. (E, se for do seu gosto, uma pitadinha de sal)
passo n.11: coloque o shoyo na panela.
passo n.12: ligue o fogo do fogão.
passo n.13: adicione o alho com a manteiga (e o sal, se quiser). (fogo alto)
passo n.14: mecha até começar a fritar.
passo n.15: não grite, corra! Coloque o tomate, o mais rápido possível (assim que as coisas da panela começarem a fritar, óbvio).
passo n.16: continue mechendo...
passo n.17: ...coloque o molho...
passo n.18: ...continue mechendo...
passo n.19: ...a sua mão deve estar doendo, ou quase, mas calma; tá acabando!
passo n.20: ...continue mechendo.
passo n.21: acrescente a cebolinha picada e o milho.
passo n.22: dê uma última misturada (disse que estava acabando, não disse?)
passo n.23: desligue o fogo do fogão, ligue o forno (pré-aquecimento).
passo n.24: coloque essa deliciosa mistura em cima do batatão em repouso (lembre-se de descobrir-lo. Espero que não seja a camisa do time, pois até esse passo você já descobriu que vai ficar uma delícia, e se arrependerá.)
passo n.25: coloque o queijo (o tal que derrete) ralado por cima e...
passo n.26: forno!
passo n.27: deixe o queijo derreter bem.
passo n.28: tire do forno e... COMIDA!